JUVENTUDE DE SUCESSO
ESCRITO POR REBECA NICHOLLS, DE BELO HORIZONTE (*)
14/12/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

(*) Estagiário sob supervisão da Ascom

O jovem Antônio Cruz chegou em Abaeté em 2021 junto com a família. Junto com sua irmã, Mariana Cruz, começou a produzir quitutes, bolos e outras receitas tradicionais passadas para ele por seus parentes. Em busca de incentivar os filhos, a mãe, Rosângela Cruz, os inscreveu para participar de uma feirinha de empreendedores da cidade que acontece todos os sábados. Recentemente, como reconhecimento por sua ideia e dedicação, Antônio ganhou dois prêmios: um referente ao edital Paulo Gustavo de Abaeté e o Prêmio Jovem Empreendedor de Três Marias 2023.

Em contato com esse universo, Antônio ficou sabendo dos cursos do Sistema Faemg Senar. “Viemos para Abaeté sempre pensando em algum tipo de trabalho. Resolvemos colocar uma barraca de quitandas caseiras artesanais na feirinha, pois minha mãe tem umas receitas que eram da minha bisavó que todo mundo gosta. A presidente da Associação da Feirinha me indicou os cursos do Sistema Faemg Senar, que iam me ajudar muito e eram gratuitos”, explica.

Através dos cursos, Antônio ganhou a motivação que precisava para continuar e acreditar em seu potencial. Em julho de 2023, participou do curso de Gestão Comercial que o ajudou a ter uma visão geral do seu negócio. Sua barraca passou a ter o nome “Jovens Empreendedores da Feirinha” e ele sentiu que era o seu momento de empreender.

Com 12 anos, sua irmã Mariana acompanha Antônio nas atividades. Para ele, os prêmios vêm como um incentivo para que ela e os demais jovens sigam buscando realizar os seus sonhos. “Ganhar estes dois prêmios foi muito importante, não somente pelo dinheiro mas sim pelo fato de provar minha capacidade de fazer, e de ter certeza que meus sonhos serão realizados. E também mostrar para os jovens da minha idade que somos capazes, temos que lutar para alcançar nossos objetivos. Nunca desistir de sonhar”, relata.

A importância da Inteligência Emocional

O segundo curso que fez, em setembro de 2023, o ajudou a aumentar a sua autoestima e buscar concursos que pudesse participar para seguir com seu projeto. Para ele, o curso de Inteligência Emocional ofertado pelo Sistema Faemg Senar em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Abaeté, foi o melhor: “Abriu minha mente, me senti capaz de fazer as coisas, de enfrentar os obstáculos e com muita vontade de vencer. Devo isto à Sol, excelente instrutora, tenho muita gratidão. Com muita vontade começamos a procurar oportunidades, participamos do edital Paulo Gustavo da prefeitura de Abaeté, ganhamos o prêmio e desenvolvemos um projeto. Este projeto é um sonho que vou correr atrás. Depois participei do concurso Jovem Empreendedor de Três Marias 2023, na categoria iniciante, e ganhei como vendedor de quitutes”, contou.

A neuropsicopedagoga e instrutora do Senar, Solange Regina, que ministrou o curso, ficou muito feliz ao receber a notícia de que seu ex-aluno havia sido premiado. Ela destacou como o treinamento impacta as pessoas, em um momento em que é preciso saber lidar com os desafios da rotina: “A pandemia fez as pessoas pararem e terem um encontro com elas mesmas e é muito difícil ter esse encontro. A gente entende que as emoções são como a chuva: não tem como fugir, em algum momento elas vão aparecer e vamos precisar de uma proteção. No caso da chuva seria o guarda-chuva, mas, em relação às emoções, é a inteligência emocional. No curso a gente ensina sobre a importância de se proteger e estar preparado para lidar com essas emoções. Sabendo que não é sobre o que acontece e sim sobre como a gente lida”, explicou.

Um exemplo para os jovens

Após ganhar os prêmios, a motivação e a gratidão movem Antônio a continuar em busca de fazer com que seu projeto cresça cada vez mais. “Hoje quero buscar mais conhecimentos nos cursos, incentivar mais jovens para participar das oportunidades que temos e acreditar no seu potencial. Todos temos capacidade, o que falta são oportunidades. Vou buscar recursos para implantar no meu projeto e incentivar cada dia mais e mais a minha irmã, minha companheira e sócia”.

“A motivação do Antônio vinda desse curso do Sistema Faemg Senar o levou a conquistar esses prêmios. Esse caso é emblemático e ficamos muito felizes em ver esse crescimento, porque a Regional de Patos de Minas tem desenvolvido muitos trabalhos para incentivar a juventude e o retorno tem sido muito positivo”, finalizou o gerente regional Sérgio Coelho.