ARQUIVO
ESCRITO POR JANAINA ROCHIDO
27/02/2020 .

Produtores rurais de Abaeté, na região central do estado, estão extremamente satisfeitos com o curso de Casqueamento de Bovinos, realizado pela parceria do Sistema Faemg/Senar Minas com o Sindicato dos Produtores Rurais do município. A mobilização do treinamento foi de Juliana Vieira.

Abaeté tem a pecuária de leite como uma das principais atividades econômicas, mas para o produtor obter sucesso é necessário ter cuidados especiais com o rebanho. “Os cuidados com os cascos dos animais, de forma preventiva e corretiva, são importantíssimos. Se a vaca não consegue andar naturalmente, tem dificuldades para reproduzir, dá pouco leite e até vive abaixo da média”, revela o instrutor Dênio de Figueiredo.

Éder Santos tem 29 anos e desde os nove já brincava de ser vaqueiro. Sendo assim, mesmo tão jovem, lá se vão 20 anos de experiência na bovinocultura de leite. Só que até hoje ele não sabia fazer o casqueamento, mas agora está cheio de expectativas. “Eu tinha muita vontade de fazer esse curso e graças a Deus apareceu essa oportunidade. Todo vaqueiro tem que saber fazer o casqueamento. Espero até prestar esse serviço em outras fazendas, a partir de agora”, revela empolgado.

“Com certeza, os participantes estão aptos para fazer o casqueamento. Todos se empenharam muito durante o curso. E os produtores quem vão ganhar com isso. Fazendo o casqueamento corretamente, os resultados podem ser observados em pouco tempo. As vacas terão melhor reprodução, produzirão mais leite e viverão por mais tempo, reduzindo gastos com remédios e tratamentos”, completa o instrutor.

O curso ensina, por exemplo, os métodos de contenção dos animais, a manutenção das ferramentas utilizadas no casqueamento, a aplicação das soluções desinfetantes e curativas, a utilização de bandagens, medicamentos e distanciadores, a higienização do local onde será feito o casqueamento, as anomalias do casco e a anatomia do aparelho locomotor dos bovinos.